O Passadiço do Barranco do Demo, na pitoresca aldeia de Alferce, a cerca de 7km da vila de Monchique, é a nova atração na zona. O passadiço atravessa um desfiladeiro conhecido como “Barranco do Demo”, daí o seu nome. Contudo, o termo mais comum será “Passadiço do Alferce”, pois é mais fácil de memorizar.
Embora já existissem trilhos pedonais nessa zona, o passadiço veio permitir não só que mais pessoas pudessem conhecer esta área, mas também dinamizar um pouco o turismo nesta aldeia.
Neste artigo, iremos explicar como pode aceder ao passadiço do Alferce, e daremos também algumas dicas. No final, encontra também uma galeria com várias imagens do passadiço.
Como aceder ao Passadiço do Barranco do Demo
O passadiço tem, obviamente, um início e um fim. O final irá depender de onde começar. Pode começar por qualquer um dos lados e, quando chegar ao final, regressar ao ponto de partida.
Tem a opção de ir de carro por qualquer um dos lados do passadiço, mas pode também ir a pé. Se quiser apenas conhecer o passadiço, então ir de carro pode ser uma boa opção.
A extensão do passadiço do Alferce é de cerca de 1km. A dificuldade aqui reside no facto de que tem bastantes degraus, com descidas e subidas, mais uma ponte suspensa de quase 50 metros de comprimento e cerca de 20 metros de altura.
Início pelo lado norte do passadiço
Pode iniciar o passadiço pelo acesso mais a norte. Para tal, ao chegar a Alferce, deve seguir pela direita. A placa que encontra apresenta vários destinos na mesma direção.
A distância até encontrar o desvio para o passadiço é de cerca de 1,3km. Pelo meio, encontra um agradável parque de merendas (Azenha Parque) com mesas onde poderá fazer um piquenique.
Existem duas placas que indicam o desvio. Uma contém a informação “Barranco do Demo” e a outra, no lado oposto, “Passadiço do Demo”, pelo que não há que enganar.
A partir daí, o acesso é feito por uma estrada de terra, acessível a automóveis. Este trajeto tem uma duração de cerca de 1,2km e vai descendo gradualmente. Junto ao passadiço, é relativamente fácil de estacionar e fazer inversão de marcha.
Ao chegar ao início do passadiço, vai encontrar mesas de madeira onde pode descansar, ou apenas desfrutar da paisagem.
Depois de chegar ao outro lado, se tiver ido a pé, pode depois subir até ao Alferce, tendo de seguir pela estrada da esquerda. Se tiver ido de carro, pode fazer o passadiço de volta.
Início pelo lado sul do passadiço
Ao chegar ao Alferce, tem de seguir até ao cemitério, que fica na outra ponta da Aldeia, perto do Polidesportivo. Basta que siga as indicações que encontrar.
Ao chegar ao cemitério, siga pela esquerda, por trás do cemitério. Aqui termina a estrada de alcatrão e começa a estrada de terra. Após uns 20 metros, siga pela estrada da direita. Daí até ao passadiço são cerca de 500 metros. Pode ir de carro ou a pé. Damos só a nota que o estacionamento e inversão de marcha deste lado são um pouco mais difíceis, principalmente se mais pessoas forem por este acesso.
Passadiço do Alferce – dicas, sugestões e informações
- Se deixar o carro no Alferce e fizer todo o percurso a pé e regressar pelo caminho inverso, chegando ao ponto de partida, são cerca de 4km.
- O passadiço do Barranco do Demo, devido ao número de degraus, não é facilmente acessível a pessoas com mobilidade reduzida. No entanto, se forem de carro, podem desfrutar na mesma da paisagem.
- O passadiço dispõe de mesas e bancos em ambos os lados.
- Leve roupa e calçado confortável, mesmo que vá fazer apenas o passadiço. Se fizer todo o percurso a pé, com partida da Aldeia, então sugerimos mesmo que siga esta recomendação.
- Nalgumas partes, o passadiço é bastante alto, pelo que se levar crianças, não as perca de vista.
- O passadiço tem uma ponte suspensa, a qual deve ter apenas 5 pessoas ao mesmo tempo.
- Não deixe lixo no local, nem danifique a estrutura em si, para que outras pessoas possam desfrutar do passadiço.
- O passadiço é de madeira. Caso encontre alguma anomalia, contacte a Junta de Freguesia do Alferce (282 912 126 ou 962 149 142).