A aguardente de medronho tem também uma grande tradição no concelho, a qual se tem vindo a modernizar nos últimos anos. Vários são os produtores que comercializam a aguardente de medronho, néctar incolor que resulta da destilação do fruto do medronheiro, o medronho.
Os medronheiros crescem principalmente nas vertentes voltadas a norte das serras, por serem as mais húmidas. Quando está bom para ser colhido, o medronho apresenta uma coloração avermelhada.
Regra geral, o fruto deve ser colhido entre outubro e dezembro, o qual deve depois ficar em fermentação por mais 3 meses, até estar pronto a ser destilado.
A aguardente de medronho, ou medronho, como é tradicionalmente conhecido, terá sido inicialmente produzida no século X pelos árabes, na zona de Monchique.
A produção mantém-se artesanal, usando o fogo lento e os alambiques de cobre. O genuíno medronho do Algarve – de Indicação Geográfica Protegida, surge como um produto de qualidade, com destilarias certificadas e marcas próprias no mercado.