A Fóia fica a cerca de 8km da vila de Monchique, sendo o ponto mais alto do Algarve, com cerca de 902 metros. Ao subir a montanha, existe uma boa oferta de restaurantes, onde é possível experienciar a gastronomia local. Este é um dos lugares mais visitados do Algarve, pelo que, dependendo da altura do ano, poderá encontrar algum trânsito e mais pessoas que o normal. Apesar de ser um ponto um pouco turístico, deve ser visitado, pois tem um encanto sem igual.
Existem 3 estradas alcatroadas que dão acesso à Fóia, contudo, apenas uma destas é a “principal”, isto é, além de ter duas faixas de rodagem, tem sinalização. Isto é particularmente importante no outono e inverno, principalmente devido a algum nevoeiro que por vezes aparece, o qual poderá dificultar a condução. É também na estrada principal que estão localizados os restaurantes. No entanto, as duas outras estradas, apesar de secundárias, são transitáveis. Tanto uma como a outra vão dar diretamente ao cume da Fóia e oferecem paisagens deslumbrantes.
Ao longo da estrada “principal” para a Fóia, encontrará duas fontes, nas quais poderá beber água. A primeira fonte é visível da estrada, ficando do lado direito quando se sobe. A segunda fonte, conhecida pelos locais como “Fonte da Santa”, fica localizada do lado esquerdo ao subir e requer um pequeno desvio. Esta tem um miradouro onde poderá não só tirar boas fotos, como poderá desfrutar da vista e beber água sempre fresca diretamente da nascente. Tem ainda algumas mesas e bancos de pedra, nos quais poderá descansar, ou mesmo fazer um piquenique, enquanto aprecia a vista.
Ao subir, depois da segunda fonte à esquerda, encontrará o Parque Eólico da Madrinha, sendo possível visualizar na extensa cumeada da Serra de Monchique os 5 aerogeradores que compõem este Parque Eólico. Após um desvio, seguindo por uma estrada de terra batida, é mesmo possível seguir-se até ao pé destes moinhos e apreciá-los mais de perto.
No topo da Fóia, o horizonte abre-se em todas as direções, sendo possível avistar a costa vicentina, as serranias para norte e a sucessão de cerros e vales que descem até à costa sul. A vista estende-se pelo litoral até ao estuário do Arade, a nascente, e à Ponta da Piedade, a poente. Aproveite para desfrutar da magnífica vista a “olho nú” ou através do binóculo que está na Fóia.
Poderá ainda encontrar um restaurante e dois artesanatos, onde poderá comprar produtos de artesãos locais. Se preferir, poderá fazer uma caminhada pelas redondezas, onde poderá apreciar a fauna e flora locais. Neste ambiente pedregoso e de pequenos arbustos podem ser facilmente observados alguns pequenos passeriformes como o papa-amoras, o pintarroxo ou a cia.
Os pores do sol na Fóia são maravilhosos e inesquecíveis, principalmente no verão. Por vezes, forma-se um manto de nuvens brancas que parece ficar abaixo de nós, o que contrastado com o pôr do sol faz um cenário único. Não é incomum encontrarem-se pessoas à beira da estrada ou em rochas a apreciar tamanha beleza. É o cenário perfeito para tirar fotografias, ou para ser apreciado a dois, ou em família ou entre amigos.
Dicas: por vezes está frio no cume da Fóia, pelo que é aconselhável levar um casaco. No verão, regra geral, não será necessário. No entanto, nos restantes meses, principalmente no outono e inverno, as temperaturas podem descer muito.
A Fóia é visitada, normalmente, durante o dia. Contudo, durante a noite, além de um céu estrelado, tem-se uma vista maravilhosa da costa, onde pululam luzinhas ao longe, criando um cenário deslumbrante e romântico, pelo que se tiver oportunidade, sugerimos que o faça.
Também é possível ir à Fóia a pé, pois existem trilhos em terra que levam diretamente ao topo. Alguns destes caminhos fazem parte da Via Algarviana e estão devidamente assinalados. É também bastante normal encontrarem-se ciclistas a subir (ou descer) a Fóia, pelo que esta também é uma boa opção. Se optar por ir de bicicleta, aconselhamos a que o faça pela estrada principal, que não tem subidas tão íngremes como as estradas secundárias.
No topo da Fóia, encontrará ainda um pequeno parque infantil, pelo que é ideal para as crianças brincarem um pouco e respirarem ar puro e fresco.
Sugestão de passeio: comece por visitar as Caldas de Monchique, depois suba até à vila de Monchique e deixe-se perder pelas suas ruas encantadoras. Depois almoce demoradamente em algum restaurante da zona. A seguir ao almoço, suba até à Fóia, aproveite a paisagem, passeie e desfrute do pôr do sol.