A melosa é um produto que resulta da junção de várias matérias primas. Na sua base estão o mel e a aguardente de medronho, podendo também ser adicionadas a canela e limão. O produto final tem uma cor amarelada e adocicada, podendo ser considerado uma espécie de licor.
As propriedades do mel conjugadas com as da aguardente de medronho fazem com que seja bastante apreciada quer pelos seus residentes quer pelos seus visitantes.
A melosa é bastante apreciada principalmente no inverno. Não só ajuda a aquecer nos tempos frios, como, em doses moderadas, pode ajudar em dores de garganta e constipações.
No final de uma refeição pode agir como digestivo. No entanto, pode servir como aperitivo, ou mesmo para acompanhar uma fatia de bolo.
Não se sabe em que altura os locais começaram a fazer a junção da aguardente de medronho com o mel e os outros ingredientes, mas, tendo em conta que é uma bebida relativamente fácil de fazer, não é difícil de se concluir que a sua descoberta não foi particularmente por acaso.
Atualmente existem vários produtores de melosa, podendo encontrar várias marcas desta bebida. O sabor variará consoante os rácios de medronho e mel, mas também os restantes ingredientes. Outro fator que também irá influenciar o sabor é a qualidade das matérias-primas.
A cor da bebida, tipicamente, é amarela, mas a tonalidade também irá variar consoante a quantidade de mel (mas também a sua cor) que a bebida levar.
Se vier a Monchique não deixe de provar este néctar, que pode encontrar em todos os restaurantes existentes em Monchique, mas também nos supermercados.
Receita de melosa de Monchique
Para fazer melosa, como em qualquer outro produto, necessita de ingredientes de qualidade. Aconselhamos tanto o mel de Monchique, como a aguardente de medronho da região.
As medidas dependem sempre da quantidade de melosa que deseja fazer. No fundo, o processo é relativamente simples.
Primeiro, deve diluir o mel em água quente. Não tem necessariamente de ferver, para o mel não perder as suas propriedades, ou se ferver, não deixe durante muito tempo. Depois, quando a mistura ficar morna, quase fria, adicione a aguardente de medronho. O teor de álcool dependerá da quantidade de aguardente que adicionar, por isso, fica ao seu critério. Dependendo do seu gosto, pode adicionar um pau de canela quando colocar a água e o mel ao lume. Nalgumas versões, há quem adicione uma casca de limão também. A coloração da bebida dependerá também da quantidade de mel que colocar, mas também da cor do próprio mel.