Um pouco mais abaixo do Barranco dos Pisões, a poucos metros de distância, encontra-se o moinho do Poucochinho. Um moinho de água, recentemente recuperado pela Junta de Freguesia de Monchique, que muito contribuiu para a base alimentar das pessoas que ali recorriam para moer os cereais.
O moinho do Poucochinho é assim chamado por influência do nome do antigo proprietário. Pisões eram os indivíduos a quem as tecedeiras entregavam os tecidos para que lhes retirassem a gordura e lhes dessem consistência. A denominação da atividade provém do facto de trabalharem com o pisão «máquina que pisa os tecidos». Inicialmente construído para tratar lã utilizando o pisão (engenho com martelo de madeira que a água levanta e faz cair sobre o tecido), foi posteriormente convertido para moagem de cereais.
O Moinho do Poucochinho, no Barranco dos Pisões, labora atualmente com objetivos puramente didáticos e de animação turística, com vista à recuperação museológica.
Embora o moinho tenha sido reconvertido num museu, este nem sempre se encontra aberto ao público. Para que seja possível visitá-lo, deverá estar atento aos dias e que efetivamente poderá visitá-lo ou solicitar a sua abertura. Em ambos os casos, deverá fazê-lo junto da Junta de Freguesia de Monchique.
Na zona do moinho do Poucochinho, encontram-se também algumas mesas de pedra, nas quais poderá fazer um piquenique.