Monchique tem uma grande oferta de restaurantes, com opções gastronómicas muito variadas. É possível encontrar comida tradicional, como couve à Monchique, a assadura, o feijão com couve, feijão com arroz, grão com massa ou os milhos com feijão, todos confecionados à base de carne de porco preto. Em alguns destes pratos também é possível encontrar enchidos.
Os restaurantes de Monchique estão um pouco espalhados por todo o concelho. Quem vem no sentido de Portimão para Monchique, encontrará em primeiro lugar o Recanto. Ou pouco mais acima, existe o Cinzas e o Maximino. Um pouco mais acima, encontramos o Restaurante Foz do Banho. Poderá ainda fazer um pequeno desvio em direção às Caldas de Monchique, onde poderá encontrar o Restaurante 1692. Ainda na estrada para Monchique, logo depois das Caldas, encontramos o Café Império, ou a D. Idalina, como é conhecido pelos locais. Por último, ainda na estrada para Monchique e a poucos metros do Café Império encontra-se o Castelo.
Já em Monchique, encontramos o Palmeirinha dos Chorões, o Velochique, o Café da Vila e o Bela Vista, ambos no centro da vila. Junto à Câmara Municipal de Monchique encontra-se o restaurante a Charrete. Ainda na vila, encontra-se o Zé, o Parque e o Retiro da Bola.
Na estrada para a Fóia, encontra-se o restaurante Teresinha, o Luar da Fóia, o Jardim das Oliveiras, a Rampa e o Paraíso da Montanha.
Mais afastados de Monchique, encontramos a Tasca do Petrol e o Abrigo da Serra, na direção de Monchique a Marmelete, o Poço da Serra, na direção de Monchique para Sabóia e o Restaurante Malhada Quente, conhecido em Monchique pelo Lagartixo, na estrada para o Alferce.
A oferta é variada, tanto em comida, como nos preços. Há restaurantes com vista para a costa, outros com vista para a serra, outros mais centrais, com vista para a praça. Pode usufruir de uma refeição mais pesada ou uma mais ligeira, dependendo do seu gosto. Bom apetite!